quinta-feira, 16 de maio de 2013

A novela MP dos Portos.


Base manobra na Câmara para finalizar maratona de votação dos destaques, mas não há garantias de que o texto, que expira nesta quinta-feira, será aprovado a tempo pelos parlamentares



Brasília – Mesmo com uma manobra governista no plenário da Câmara dos Deputados para acelerar o processo de votação da chamada MP dos Portos, o governo perdeu mais um dia e não conseguiu encaminhar a matéria na noite dessa quarta-feira para apreciação do Senado Federal. Só nesta quinta-feira, final do prazo, de acordo com o regimento, os senadores devem debater o tema, numa sessão marcada para as 11h. Ainda assim, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), demonstrou receio quanto a eventual ausência de parlamentares. “É importante que nós tenhamos todo tipo de preocupação, inclusive com a falta de quórum.” 

Na tarde dessa quarta-feira, o grupo de senadores considerados independentes já se articulava para obstruir a votação da MP dos Portos quando o texto chegar ao Senado. O senador Pedro Taques (PDT-AM) fez um discurso contundente. “Batedores de carteira da Câmara querem transformar os senadores em meros batedores de carimbo.” O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) chegou a dizer que poderá ir ao Supremo Tribunal Federal (STF) se o regimento do Senado for atropelado. 

Obviamente que, se houver atropelos sobre os procedimentos regimentais, não há dúvida de que nós recorreremos mais uma vez ao STF, assegurou. Até o fechamento desta edição, os deputados continuavam votando destaques. A previsão era de que, mais uma vez, os trabalhos entrassem madrugada adentro – a sessão de terça-feira só terminou às 5h de ontem. 

Na véspera de a MP expirar, a oposição na Câmara, mais uma vez, tentou obstruir a votação de todas as maneiras. A alegação era de que o processo de apreciação da matéria está sob suspeição após as denúncias de que empresários do setor portuário tinham feito lobby no Congresso. Ainda assim, o governo atuou para votar a proposta. O escolhido para realizar a manobra a favor do Planalto foi o deputado Sibá Machado (PT-AC). 

Uma emenda aglutinativa que havia sido bastante criticada pelos governistas na semana passada acabou sendo apresentada pelo parlamentar petista. Um pouco antes, o DEM, ao perceber que a votação da emenda beneficiaria o governo, retirou o texto. O deputado Sibá Machado o copiou e o apresentou em plenário. Trocou apenas a palavra “ocorrerá” por “poderá ocorrer”.

A cópia foi tão evidente que parte das assinaturas dos deputados Onyx Lorenzoni (DEM-RS) e Izalci Lucas (PSDB-DF) apareceu na nova emenda apresentada. Com a aprovação, outras três emendas aglutinativas e dois destaques foram derrubados. A emenda aglutinativa número 30, defendida pelo líder do PMDB, Eduardo Cunha (RJ), na semana passada, foi aprovada por 266 votos a 23. A mudança torna facultativa a prorrogação dos contratos de arrendamento firmados com base na Lei dos Portos (8.630/93) por uma única vez, pelo prazo máximo previsto contratualmente, condicionada a investimentos.

Críticas  “Na semana passada essa emenda era classificada como imoral pelo governo. Agora, a base governista apresenta o mesmo texto.  Quando interessa ao governo é moral. Quando não interessa é imoral”, declarou o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ).” O deputado Sílvio Costa (PTB-PE) ironizou a manobra. “Eu conhecia quatro tipos de emenda. Hoje, conheci mais uma. É a emenda cítrica. Uma emenda laranja.” O deputado Nilson Leitão (PSDB-MT) chamou o parlamentar petista de “o homem que copiava”.

Sibá Machado reconheceu a manobra. “Estamos numa guerra regimental. Não me sinto constrangido. Modificamos o teor e isso é passível de veto presidencial. Nosso objetivo não é o mérito”, disse. O deputado Antony Garotinho (PR-RJ), que na semana passada fez um discurso atacando a emenda – posicionamento que agradou ao governo –, disse que se sentiu traído. “Fiquei com cara de palhaço”, afirmou. (Colaborou Juliana Braga)

Arroz carreteiro

Além da briga em plenário em torno da MP dos Portos, os deputados travaram disputas na madrugada de ontem por biscoitinhos e até prato de comida. Durante a sessão, que já durava 13 horas, as guloseimas distribuídas acabaram em minutos. O deputado Fábio Ramalho (PV-MG) apareceu no cafezinho do plenário com uma grande panela de alumínio recheada de arroz de carreteiro. A refeição foi preparada no apartamento funcional e servida em pratos de plástico, com refrigerante, por volta da 0h. Como 420 deputados registravam presença, não houve comida para todos, e as porções finais da panela foram disputadas por parlamentares e assessores. “Deus o abençoe”, agradeceram alguns deputados, enquanto abraçavam Ramalho.

Entenda o caso

Conheça detalhes da conturbada tramitação da MP dos Portos

O que é a MP
O texto estabelece novas regras para concessões, arrendamentos e autorizações de terminais e instalações portuárias, públicas ou privadas. Para o governo, a aprovação da medida é fundamental para o país, pois vai modernizar o setor e dar mais competitividade aos produtos brasileiros. O Planalto alega ainda que as novas regras evitarão um “apagão” na distribuição de mercadorias internamente. O governo encaminhou a matéria ao Congresso em dezembro.

Tramitação
Após passar na comissão especial criada para analisar a matéria – já com muita discussão e polêmica –, cujo relator foi o líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM), a proposta seguiu ao plenário da Câmara, onde está desde o fim de abril. Se a MP não for aprovada até as 23h59 de hoje no Senado, ela caduca. Também é necessário que os senadores não façam modificações no texto. Caso contrário, a MP teria que retornar à Câmara, mas não há tempo para esse trâmite.

PMDB x governo
Um dos maiores obstáculos à tramitação da MP foi a atuação do PMDB na Câmara, maior bancada de apoio ao governo Dilma Rousseff. O líder da legenda, Eduardo Cunha (RJ), apresentou uma emenda aglutinativa (ou seja, com várias alterações) ao texto. Cunha critica, por exemplo, a previsão de chamamento público para o controle de portos privados em vez de licitação. O texto do líder peemedebista desagradou ao Planalto e acabou derrotado em plenário. Mas a bancada do PMDB, fiel a Cunha, passou a atrapalhar a votação. 

Polêmica
Os parlamentares ligados a setores portuários que perdem poder com a aprovação da MP atuam para obstruir a votação ou mesmo alterar diversos pontos do texto. No dia 8, o deputado Anthony Garotinho (PR-RJ) afirmou no plenário que algumas emendas feitas pelos parlamentares à MP foram resultado de lobby de empresários do setor. Desde então, a oposição diz que não vota a medida porque o processo de apreciação está sob suspeição.

Plano B
Se a MP acabar inviabilizada, o Palácio do Planalto sai derrotado e desgastado politicamente, pois jogou pesado com negociações e promessas feitas aos parlamentares. Mesmo assim, o governo ainda pode editar um decreto para, enfim, fazer o chamado marco regulatório do setor entrar em vigor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário