Maior
composição da companhia transportou 85 unidades de Santos até São José dos
Campos.
A operadora de carga ferroviária MRS realizou, no mês de maio, uma
operação inédita com contêineres transportados por trens. Uma composição
circulou com 85 unidades, o equivalente a 90 TEUs, pela rota que liga Santos ao
Vale do Paraíba, no estado de São Paulo.
Os contêineres saíram da Santos Brasil, no Porto de Santos,
carregados de sucata de alumínio e insumos para a fabricação de produtos
químicos. De lá, foram levados até o terminal da Cragea, em
São José dos
Campos, tendo como destino final fábricas de clientes da MRS em São José dos
Campos e em Pindamonhangaba.
“Esse tipo de operação acontece de acordo com a demanda. Não
é possível afirmar que se trata de uma tendência, mas é muito provável que
ocorram novas operações com composições desse porte”, avalia Guilherme Alvisi,
gerente geral de Negócios para Carga Geral da MRS.
Esse foi o maior trem formado exclusivamente por contêineres
pela companhia desde que foi iniciada a programação de grade fixa, que
viabiliza o atendimento a demandas pelo transporte por contêineres dentro de
padrões predefinidos e com operações desenhadas especificamente para cada
necessidade.
De acordo com a analista de Planejamento da Circulação e
Controle da Operação, Natasha Granato, apesar de serem chamadas de fixas, as
grades permitem que a MRS apresente flexibilidade no atendimento. “As
referências operacionais, já definidas, facilitam o planejamento de volumes por
rotas, mas com certeza são imprescindíveis à programação no momento de tomadas
de decisões mais seguras e ágeis com base na grade”.
No primeiro trimestre de 2016, a companhia registrou um
crescimento de 60% no transporte de cargas em contêineres pela ferrovia na
comparação com o mesmo período do ano passado. No acumulado de 2015 foi
registrado, pelo segundo ano consecutivo, um crescimento superior a 30%, totalizando
67,7 mil TEUs movimentados sobre trilhos.
Fonte:
Tecnologística
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