COMPLEXO DE SUAPE



O Complexo Industrial Portuário de Suape é o mais completo polo para a localização de negócios industriais e portuários da Região Nordeste. Dispondo de uma infraestrutura completa para atender às necessidades dos mais diversos empreendimentos, Suape tem atraído um número cada vez maior de empresas interessadas em colocar seus produtos no mercado regional ou exportá-los para outros países. 


A posição geográfica de Pernambuco, no centro da Região Nordeste, transforma Suape em um centro concentrador e distribuidor de cargas. A localização também torna o porto de Suape vocacionado como um porto internacional concentrador de cargas (hub port) para toda a América do Sul. 



Suape hoje recebe investimentos da ordem de US$ 17 bilhões. São mais de 100 empresas instaladas e outras 35 em fase de implantação nos seus 30 anos de existência.Uma refinaria de petróleo, três plantas petroquímicas e o maior estaleiro do hemisfério sul estão em construção no local e,esses investimentos alavancaram novas cadeias produtivas no Estado em um movimento que irá transformá-lo em um grande polo de bens e serviços para as indústrias de petróleo, gás, offshore e naval. 



Com uma infraestrutura adequada, essas empresas contam ainda com incentivos fiscais, oferecidos pelos governo federal e estadual, com o objetivo de estimular a geração de empregos e incrementar a economia regional.

 Por que investir em Suape?
No Nordeste brasileiro, a união de um complexo industrial a um porto de águas profundas com localização estratégica em relação às principais rotas de navegação torna Suape o principal destino para investidores nacionais e internacionais na atualidade.
Situado na extremidade oriental da costa da América do Sul, o porto destaca-se pela curta distância, de apenas 8 dias, da costa norte-americana e do Leste Europeu. Com perfil concentrador de cargas (hub port), está interligado a mais de 160 portos em todos os continentes.


Em seu Complexo Industrial, a disponibilidade de uma infraestrutura eficiente, a existência de polos industriais segmentados, os programas de capacitação da mão de obra local e as licenças ambientais das áreas pré-aprovadas (EIA/Rima) são determinantes na decisão do empreendedor de instalar-se em Pernambuco.



Benefícios fiscais também são fortes atrativos. Reduções de 75% nos impostos federais (Sudene), de até 50% nos municipais e programas estaduais, como o Programa de Desenvolvimento da Indústria Naval e de Mecânica Pesada Associada do Estado de Pernambuco (Prodinpe) e o Programa de Desenvolvimento de Pernambuco (Prodepe), objetivam o estímulo à geração de empregos e o incremento da economia regional.

INFRAESTRUTURA PORTUÁRIA (considerada pela revista The Economy, em 2012 como a melhor do Brasil)
Cais
Quantidade de Berços, Tamanho dos Berços, Quantidade de Terminais (Públicos e Privativos, Extensão, Profundidade, Capacidade (navios)
Porto interno:
Atualmente, o porto possui 5 berços em atividade, todos com 15,5 metros de profundidade.

Cais 1 – É público, possui 275 m de extensão e movimenta carga geral, predominando a operação de minério de ferro, coque, escória e clínquer.
Cais 2 e 3 – Berços Privados que concentram a movimentação de contêineres, arrendados à empresa Tecon Suape, subsidiária da International Container Terminal Inc.. Ao todo são 660 m de cais com capacidade para movimentação de 600 mil contêineres/ ano.

Tecon –Suape:




Estrutura
Berço com 935m de extensão, sendo 660m de cais próprio (arrendado) e utiliza mais 275m de cais público.
Calado: 15,5m
Canal de Acesso: 390m de largura por 16,5m de profundidade.
Cais 4 – Inaugurado em 2007, é público e possui 330 metros de extensão. Atualmente, movimenta carga geral e grãos. A perspectiva do porto é iniciar em breve o desembarque de veículos por meio desse terminal. Um esteira rolante de 1,5 km foi construída para interligar esse cais ao moinho de trigo da Bunge Alimentos que já opera em Suape. Anualmente, serão movimentadas 800 mil toneladas do grão para processamento.
Cais 5 – Inaugurado em setembro de 2009, com 335 metros de extensão, o novo berço deverá movimentar nos primeiros anos de operação cargas gerais e açúcar a granel.
Porto Externo:
Possui um molhe de pedras de proteção em “L”, com 3 mil metros de extensão e abriga dois píeres de granéis líquidos, um cais de múltiplos usos e uma tancagem flutuante de GLP. Um píer petroleiro com dois terminais de atracação está sendo construído com previsão para ser inaugurado em 2010. Navios petroleiros de até 170 mil TPB poderão atracar em Suape depois dessa obra.

Píer de Granéis líquidos 1 – PGl 1
Possui 330m de extensão, 2 berços para navios de 190 metros de comprimento e 14m de profundidade para atracação de navios de 45 mil TPB. Sua plataforma central conta com 84m comprimento e 25m de largura, 4 dolfins laterais e ponte de acesso a tubulações de transporte de granéis líquidos.

Píer de Granéis líquidos – PGl 2
Com 386m de extensão, tem 2 berços para navios de 270m e 14,5m de profundidade para atracação de navios de 90 mil TPB. Possui plataforma de operações com 10 dolfins para atracação e amarração. Ambos píeres são operados por empresas habilitadas pela Agência Nacional de Petróleo, a ANP e pré-qualificadas pelo Porto de Suape.

Cais de Múltiplos Usos (CMU)
Terminal Marítimo com 320m de comprimento por 39m de largura, 15,5 m de profundidade e dois berços de atracação. O berço leste tem capacidade de receber navios de até 260m de comprimento e o oeste recebe navios de até 150m. Possui ponte de acesso com 20m de extensão e 15m de largura, 18 cabeços de amarração no berço leste e 14 cabeços no berço oeste, e um terminal roll-on-off, com rampa de 30m de comprimento e 20m de largura.
Tancagem Flutuante de GLP


Realizada por navio de gás refrigerado de 45 mil TPB e 75 mil m³ de capacidade, que atende, a contrabordo, a navios de igual porte. Atualmente, a tancagem está atracada no berço oeste do PGL-1.
Calado máximo: 20 metros na bacia de evolução do porto externo.
Tempo médio de espera para atracação: Em geral os navios não precisam aguardar para atracar.
Capacidade média de carga e descarga: Graneis líquidos – píeres – 1 mil m³p /hora. Contêineres – 40 contêineres por hora.
Graneis sólidos – 800 toneladas por hora.
Pátios – 45 hectares.
Tanques – 500 mil m³ de graneis líquidos.
Nº de silos e capacidade – 9 silos de 5 mil toneladas (cada) em um total de 45 mil toneladas.
Área de contêineres (m2): 45 hectares.
Área alfandegada – 55 hectares.
Área total – 13,5 mil hectares.
Volume total de produtos movimentados (toneladas/ano) – Em 2009 foram movimentadas no porto 7,7 milhões de toneladas de carga. Em 2008, foram 8,6 milhões.
Principais produtos movimentados – Granéis líquidos (derivados de petróleo, produtos químicos, álcoois, óleos vegetais etc), granéis sólidos, carga geral e contêineres.
Software para controle de pátio, de navios e/ou para simulação/otimização – Está em fase de implantação o sistema de monitoramento da navios à lase AIS/ VTS.
Equipamentos:
a) Empilhadeiras
b) guindastes,
c) portêineres
d) transtêineres
e) outros (acrescentar)
Tecon Suape:
2 portêineres Post-Panamax com capacidade com 65t
cada.
2 portêineres Panamax com capacidade para 40t.
10 Reach Stacker com capacidade para 45t.
8 trantêineres RTG’s, sendo 2 com capacidade de 41t.
e 2 de 35t.
520 tomadas reefers para contêineres congelados.
50 tomadas para PTI (Pré Trip Inspetion).
11 carretas.
Cais 1
2 Guindaste LIEBHERR – Brandão & Filhos e Mhag Mineração – Ambos com capacidade para movimentar 18 mil toneladas por dia.
2 Esteiras rolantes móveis.
PGl 1
10 Braços mecânicos.
PGl 2
4 Braços mecânicos.
Força de Trabalho
a) Quantidade de pessoas trabalhando (efetivas e temporárias)
Cerca de 15 mil trabalhadores estão em Suape hoje, entre funcionários das empresas e pessoas envolvidas nas obras de implantação dos empreendimentos e nas obras de infraestrutura.

Expertise do porto?
Em análise realizada pela COPPEAD/ UFRJ em 2007, o Porto de Suape foi considerado o melhor porto público do País, e um estudo da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) classificou o porto como a Segunda Melhor Gestão Ambiental entre os Portos Brasileiros. Em 2010, o Instituto de Logística e Supply Chain (Ilos) apontou Suape como o Melhor Porto Brasileiro em pesquisa realizada com mais de 300 empresários.